quinta-feira, 24 de julho de 2014

MILONGA, VOCÊ SABE O QUE É? - por Nida Chalegre

A maioria dos turistas que vem a Buenos Aires querem ver o TANGO !!! apreciar a música e a dança. Então vão aos shows de tango. Entretanto, nesses shows vão ver um tango dançado
tango "scenário"
para espetáculo, com piruetas e, dissemos aqui, verão o que é mais próximo a uma ginástica artística musicada. Esse tango chamamos de TANGO SCENÁRIO ( tango de palco). Mas existe o tango dançado pelo povo em seus bailes de salão, um tango mais "ao piso", esse é o TANGO SALÃO. São duas categorias bem diversas, tanto que no MUNDIAL DE TANGO há concurso para as duas categorias em separado. Premia-se os melhores dançarinos de "Tango Scenário" e os melhores dançarinos de "Tango Salón".


Tango "Salón"

A palavra MILONGA tem dois significados: pode ser um rítmo que se dança, mais rápido que o tango tradicional e, coincidentemente, é também a denominação dos salões aonde as pessoas vão dançar tango.
Existem atualmente mais de 200 Milongas funcionando na cidade portenha de segunda a segunda e em horários diversos: pela tarde, à noite ou de madrugada sempre se encontra algum lugar para dançar. Quase todas as Milongas têm classes de tango, com professores, antes de se iniciar a Milonga. Mas a Milonga não é um lugar para se aprender a dançar, para isso existem as escolas. Quem se habilita a dançar em uma Milonga já deve ter uma boa noção do baile. Muitos vão também somente olhar para desfrutar de um espetáculo que não está nos roteiros turísticos.

OS CÓDIGOS DAS MILONGAS - As MILONGAS têm suas regras:
- As seleções musicais são chamadas "TANDAS". Cada tanda tem 4 músicas tocadas pela mesma Orquestra (mesmo estilo de dança). Entre as tandas é tocado um fragmento musical "no bailable" que se denomina "cortina". É para dar tempo para o homem levar sua parceira até a mesa dela e voltar para sua mesa para vir a tirar outra para dançar a próxima tanda. Esqueci de dizer que, nas MILONGAS tradicionais os homens sentam de um lado do salão e as mulheres de outro.
O Cabeceio - para sacar uma mulher para bailar o homem usa o "cabeceio" de longe. Se a
mulher concorda, o homem se levanta e vai ao seu encontro. Esse sistema evita que o homem receba uma negativa explícita da mulher e fique constrangido tendo que voltar para sua cadeira. Se a mulher o rejeitar ela simplesmente evita seu olhar e disfarça.
Deves-se evitar falar ao dançar e habitualmente se dança uma tanda (4 tangos) com a mesma pessoa. Entre cada tema há uma pausa para conversar e escutar a música que segue e preparar-se para executá-la. A mulher sempre espera que o homem a abrace primeiro.
A mulher milongueira pode ir sozinha para a milonga e geralmente se senta junto com amigas. Os casais sentam geralmente em uma parte separada se bailam sempre juntos. Há casais que chegam junto e sentam separado e bailam com outros como se fossem solteiros. Sem problemas. Cada um escolhe seu estilo.
Interessante é que um milongueiro não tira uma mulher para bailar se não sabe que ela baila bem. Se não a conhece prefere aguardar para ver se alguém a saca e comprovar seu baile.

Dançando a Chacareira
Na MILONGA se baila tango tradicional, "milongas" e "vals" e o rítmo folclórico que se chama "chacareira".

Mas uma coisa é comum a todos os estilos: A EMOÇÃO. Essa é a diferença do tango em relação a outros rítmos - a emoção da "pareja". Para se bailar o tango tem que se colocar o coração em uma entrega mútua.  

Quem vier a Buenos Aires e quiser conhecer o tango dançado pelo povo argentino não pode deixar de visitar uma MILONGA. 

Deixo aqui o depoimento de uma amiga brasileira que levei em uma MILONGA:
Dia 15/01/2013 – Postado por uma amiga que foi a primeira vez em uma milonga em Buenos Aires
 
Lis D Amore
Hoje fui a uma autêntica Milonga...onde os porteños dançam tango.... Experiência inesquecivel! Eles não dançam com quem nao sabe... tem regras...as mulheres sentam a esquerda da pista e os homens á direita. Primeiro fazem sinal com a cabeça se elas aceitam eles levantam e convidam pra dançar. Dança-se uma Tanda (que é a sequencia de 4 tangos), depois dessa sequencia, obrigatoriamente devem se sentar. Entre um tango e outro costumam trocar algumas poucas palavras, mesmo que a musica tenha começado. As mulheres sempre estão com os olhos fechados...os homens é que conduzem e tomam conta de tudo...kkkkkkk Além disso poucos bebem...nas mesas só agua. Não ha envolvimento pessoal, somente dança. É nitido o respeito. Não fazem floreados nas Milongas, apenas dançam tangos classicos, nada de levantar perna ou malabarismos, é considerado falta de educação.....estou cheia de historias....mas as memorias e a vivência ficarão só pra mim...

Quem quiser visitar Buenos Aires, fugindo do tradicional roteiro destinado aos “turistas” pode me enviar um e-mail pelo chalegre.nida@gmail.com que encaminho dicas relativas ao seu interesse.  Por exemplo: aulas de tango/milongas (o verdadeiro tango dançado pelos locais, diferente dos shows de turistas), arte, gastronomia,  vinhos e inclusive, flats lindos e baratos para estadia.




Um comentário:

  1. Que delicia de experiência Nida! Em breve retornarei pra conhecer cada vez mais essa intensa cultura! Não tem como não se encantar com todas essas sutilezas e tradições... Cada momento foi mágico. Agradeço muito as dicas e os ensinamentos que me deram. Foi uma honra de poder vê-los dançando com tanto amor e devoção! Lembrei muito da minha mãe que dizia : o casal que gosta de dançar junto jamais se separa! É um prazer que sempre se renova e os une cada vez mais...que assim seja! Lis D Amore

    ResponderExcluir